Projeto análise da tela “O Mamoeiro”
Objetivos: analisar e fazer a apreciação significativa e reprodução através da observação.
Etapas : apresentação da tela, contextualização histórica, apreciação significativa através de questões e atividade.
Recursos: notebook, data show, câmera.
Série: 5ª ,28 alunos
Disciplina: artes
Nº de aulas:3
Professores que atuaram: 2
Um fazendo a apresentação e o outro operando os aparelhos.
A tela foi apresentada causando euforia nos alunos, pois foi a primeira vez que estavam vendo uma tela e participando de uma aula usando uma tecnologia que não é do seu alcance. Corresponderam as questões apresentadas com muita participação.
Alcançaram os objetivos, pois realizaram a atividade proposta com êxito.
A atividade era a reprodução da tela a través do desenho cego, onde o aluno fez a reprodução sem olhar para o papel onde estava desenhado.
Foi feito o registro de todos os desenhos dos alunos através de fotografias e na aula seguinte apresentado novamente no data show.
A euforia desta vez foi bem maior ao verem seus desenhos s expostos.
Ao comentarmos os desenhos percebi que apareceu detalhes bem particular da tela original.
Este trabalho foi muito bom. Está ajudando a pensar e elaborar novas formas de trabalhar nossas aulas, tornando-as mais atraentes e aprendendo a usa a tecnologia disponível para isso.
O curso de Tecnologias na Educação vem sendo uma forma de refletir sobre o uso da mesma na educação e uma maneia de nos fazer refletir sobre a nossa prática no ensino. É também uma tomada de consciência do papel da tecnologia na nossa vida. Hoje todos os jovens dominam o uso da tecnologia com muita rapidez e eficiência, o que não acontece com muitos de nós professores. Sinto essa dificuldade ao realizar as atividades que são propostas durante os encontros.
Suelibarrosjardim_Ativ2B_uni_2
Hipertexto é um texto dentro do texto que explica um assunto relacionado ao que se está tratando. Ele vai alem do texto em que se está lendo ou buscando. O hipertexto abre outros caminhos para tecer os assuntos aumentando os conhecimentos, mas sem perder a direção.
Segundo RAMAL, hipertexto é, como o próprio nome diz, algo que está numa posição superior à de texto, que vai além do texto. Dentro do hipertexto existem vários links, que permitem tecer o caminho para outras janelas, conectando algumas expressões com novos textos, fazendo com que estes se distanciem da linearidade da página e se pareçam mais com uma rede.